Date Category Blog

Depois de uma semana usando o Twitter, vendo a quantidade (e a velocidade!) de links sugeridos pra lá e pra cá: Será que o RSS vai morrer desse jeito?

Semana passada, no Twitter do Nova Spivack, vi que ele discordava desse artigo do TechCrunch, que diz simplesmente que o RSS morreu com ferramentas como o Twitter, que fazem "gerenciamento de conteúdo em tempo real".

O RSS foi uma grande (r)evolução, já que antes dele nós tinhamos que ir aos sites pra ver se haviam atualizações. Assim, temos uma maneira de organizar o conteúdo que lemos da Web e estamos sempre atualizados quando nossos sites/blogs preferidos tem novidades.

Uma das coisas que o artigo aponta como motivo para um enfraquecimento do RSS é que não há como acompanhar todas as discussões sobre um assunto via RSS e que em sites como Twitter e Facebook passamos do estágio de blogosfera (com RSS) para uma comentosfera.

Eu até concordo que os agregadores RSS tenham enfraquecido com o Twitter já que os blogs tem contas nele e compartilham os novos posts com tuitadas (embora quando isso é feito automaticamente, por debaixo dos panos, tá lá o RSS).

Além disso (talvez por praticidade) donos de blogs cada vez mais compartilham links no Twitter, coisas que poderiam ter virado posts de seus sites.

Finalmente, há aquelas páginas boas esporádicas de um site que nunca entraria nos seus feeds RSS, mas que dessa vez tinha algo interessante e um amigo recomendou via Twitter.

Os agregadores RSS devem continuar como ferramenta mais estáveis, onde você sabe que vai ter coisas úteis, sem esperar que alguém poste no Twitter ou esperar que os donos dos sites entrem também nessas ferramentas stream-like.

Além do que, se você postar num blog isso fica lá por muito tempo, pras pessoas verem, comentarem, e uma tuitada some do mapa se vc não a acompanhou em tempo real.

Acho que o Twitter nesse caso de compartilhamento de URLs serve eventualmente pra recomendações de sites bons e alguma discussão sobre "hot trends", mas não acabará com o RSS.

Finalmente, a tuitada do Nova Spivack que falei no começo dizia: "RSS is open and decentralized. Twitter is proprietary and centralized,and often broken.". Agreed.

Ainda em tempo, sigam-me no Twiiter.

Tags rss / trends / twitter / web 2.0



Comments

comments powered by Disqus

About
Data Scientist at Telefônica | Vivo