Date Category Blog

Depois dos fracassos de Cuil e Wikia, mais um Google Killer wannabe? Acho que dessa vez não.

O hype sobre a ferramenta vem crescendo muito, até porque ela vem com o respaldo de um cientista conhecido, Stephen Wolfram, físico, matemático e empresário conhecido por ser autor da ferramenta Mathematica e por trabalhos em áreas como autômatos celulares.

Caros amigos, apresento-lhes o Wolfram Alpha. O jornal The Independent diz que a ferramenta mudará a Internet pra sempre. O sistema deve ser lançado ainda esse mês.

Segundo o autor, a ferramenta é uma "máquina de conhecimento computacional". (...) . Hein?

Bom, diferente do Google, que retorna um bocado de links para possíveis respostas às perguntas dos usuários, o Wolfram Alpha tenta entender a pergunta e retornar uma resposta através de uma base de conhecimento criada para as mais diversas áreas, contendo terabytes de informação avaliada por especialistas e algoritmos para modelar e raciocinar sobre esse conhecimento.

O sistema computa as respostas! Calcula! Não é um amontado de pares pergunta-resposta nem busca respostas numa base de fatos.

Ao invés disso o sistema é capaz de entender e retornar respostas para alguns tipos de pergunta. Além das respostas há maneiras de explorar conhecimento/dados relacionados e efetuar comparações já que a resposta pode incluir diagramas, gráficos e links para questões relacionadas.

Por exemplo, uma consulta sobre a temperatura em Tóquio no ano de 2008 mostrará médias de temperatura, umidade e velocidade do vento, além de um gráfico com as temperaturas médias, mínimos e máximos ao longo do ano.

Diferente do Google, que ia mandar você ver o site da agência de meteorologia do Japão. No Wolfram Alpha é como perguntar a um expert na área como naquela frase: "pergunte a quem realmente entende do assunto".

Consulta sobre temperatura em Tóquio no ano de 2008

Consulta sobre temperatura em Tóquio no ano de 2008

Como funciona? Além da interface de processamente de linguagem natural para as perguntas, há um banco de dados com modelos formais de campos como a Física, onde leis, propriedades de elementos e relacionamento entre eles estão armazenados de maneira computável.

O sistema é capaz de resolver problemas de cálculo, séries e do genoma humano! Além de ciência domínios como tecnologia, temperatura, negócios e música estão incluídos.

Outra diferença em relação ao Google: O Wolfram Alpha pode responder perguntas que ainda não foram feitas (e portanto não existem nos índices de páginas Web) desde que os cálculos necessários para respondê-las sejam conhecidos e estejam no seu modelo de mundo real.

Hoje em dia ferramentas como o Google funcionam semelhante a uma grande tabuada de multiplicação, com referências a vários resultados de produtos.

Se o cálculo que vc quer saber está na tabuada, ele retorna. Já o Wolfram Alpha tem o algoritmo e pode calcular essa resposta.

Um exemplo interessante é a consulta "O sobrinho do neto da tia do meu tio". No Google não dá em nada, mas no Wolfram Alpha resulta numa árvore genealógica e em informações como a relação de sangue (1/128).

O sobrinho do neto da tia do meu tio

O sobrinho do neto da tia do meu tio

Outras características: por enquanto isso só será disponível em inglês, haverá uma referência às fontes consultadas para as respostas, quando houver controvérsia na resposta isso será declarado e o sistema também mostrará resultados de sistemas como Google, Wikipédia e Yahoo.

Algumas questões no ar: Quão extensível é isso? Será difícil adicionar e manter o conhecimento? Haverão erros? Quão frequentes serão esses erros? Que formas de conhecimento o sistema poderá manipular no futuro?

Bom, eu tô pagando pra ver! Já me inscrevi pra receber notícias de lançamento e pra testar a ferramenta antes disso, ainda sem resposta. Vamos ver o que as próximas semanas aguardam e quando o sistema for lançado eu posto de novo com minhas impressões e o que sair de notícia a respeito.

Finalmente, destronar o Google é ilusão, até porque esse serviço será uma coisa adicional e paralela a ele que não acaba com a nossa necessidade de usá-lo.

Você não vai usar o Wolfram Alpha para ver postsde blog sobre um assunto ou escolher onde passar férias.

Assim, acho que no máximo esse sistema poderá ganhar a mesma importância do atual oráculo da Web. Mas acho que para algumas áreas como a academia essa base deles será um grande revolução, desde que o sistema corresponda as expectativas.

E se o fizer, como falaram nesse post, o sistema provavelmente será adquirido pelo próprio Google ou por alguma empresa (Microsoft?) querendo acabar com o Google.

Só podiam mudar esse nome né? Muito extenso e feio, diferente de coisas pegajosas como Google e Yahoo!

Termino o post com uma declaração romântica de Stephen Wolfram sobre o sistema:

“What we’re trying to do is take all the things that can be computed about the world… and try and package it to the point where we can just walk up to a web site and have it deliver the knowledge we’d like to have. Like interacting with an expert it will understand what you are talking about, do the computation and present to you results.”

Mais informações

Trecho de uma apresentação do sistema na Harvard:



Comments

comments powered by Disqus

About
Data Scientist at Telefônica | Vivo